O REPÓRTER AEDS mudou para aqui!
Esperamos por TI!
Dia Internacional da Matemática
Dia 14 de março, comemora-se o Dia Internacional da Matemática e, mais uma vez, irão realizar-se atividades abertas a todos os alunos.
Contamos com a tua participação!
Clubes na EB de Vale Rosal

Na tua escola tens a oportunidade de desenvolveres a leitura e a escrita participando no Clube de Leitura e Escrita Criativa, Sonhadores de Palavras, que funciona às terças e quartas-feiras das 12h25 às 13h10, sob a orientação da professora Manuela Curado.
A professora Maria Cavalheiro assegura o Clube de Leitura, quintas-feiras das 12h25 às 13h10.
A frequência destes clubes é uma ótima ajuda para superares as tuas dificuldades de uma forma agradável e criativa.
As inscrições para os Clubes são efetuadas na biblioteca.
Não percas esta oportunidade e vai, o mais depressa possível, fazer a tua inscrição.
Contamos contigo!
Diz-me com que Livro Andas
A Biblioteca da Escola Básica de Vale Rosal e a Professora Manuela Curado, estão a desenvolver o projeto Diz-me com que Livro Andas e, para esse efeito, criaram um Padlet que espera a participação de alunos do Agrupamento e de qualquer nível de ensino.
No sentido de desenvolver hábitos de Leitura, pretende-se que os alunos, tendo em conta as suas leituras, coloquem uma foto do livro no mural com uma pequena sinopse do mesmo.
Para os menos conhecedores, basta entrar em https://padlet.com/bibliotecavr/dizmecomquelivroandas e clicar em "+").
A identificação deverá ser feita apenas com as iniciais do aluno, o número e a turma.
A intenção é fazer um mural com os livros que mais têm interessado os nossos alunos.
Estamos à espera da tua publicação!


Nesta segunda edição do MensalMat quase duplicámos o número de participações, 54 alunos.
Para conheceres os vencedores e saberes o desafio do mês de março, vê aqui.
Uma espécie de concurso
As turmas do 7º D e E estiveram envolvidas numa "espécie de concurso" de publicidade.
No âmbito da disciplina de Saber Comunicar, os alunos, a par ou em pequeno grupo, projetaram e criaram textos publicitários.
Os alunos sentiram-se motivados para este projeto, o qual foi do seu agrado, deram o seu melhor e utilizaram ferramentas digitais das mais variadas, como por exemplo o Canva e o Crey.
Os trabalhos foram apresentados e votados pelos seus pares, tendo-se apurado o melhor em cada uma das turmas.
Assim, o jogo Space War Zone, realizado pelos alunos Pedro Pinto e Thiago Vasconcelos, do 7º D, e o Tradutor Canino, construído por Afonso Queimado, Lara Conceição, Madalena Castro e Maria Roque, do 7º E, foram os grandes vencedores
Para premiar os mais votados, a professora, em parceria com a Porto Editora, ofereceu o livro Vanesa vai à luta, obra pensada no progresso escolar dos alunos.
Parabéns a todos os que se envolveram e deram o seu melhor!
Natália Marques




Concurso Nacional de Leitura
a 23 de fevereiro, os alunos de todos os ciclos, apurados a nível de escola, estiveram na Fase Municipal da 16ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), realizado na Biblioteca Municipal Almada - Fórum Municipal Romeu Correia.
Alunos de todas as escolas do conselho reuniram-se para dar a conhecer os seus dotes de leitura expressiva.
A Victória do 7ºA, 3ºciclo, a Maria do 6ºC, 2º ciclo, e o Martim do 4ºA, a representar o primeiro ciclo, ficaram apurados para representar o concelho de Almada na Final da Área Metropolitana de Lisboa Os alunos Martim e a Maria representarão a escola Básica de Vale Rosal e a representar o Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, do 1º ciclo, da Escola Presidente Mª Emília, o Daniel do 4ºB.
Na estraga de prémios esteve a vice-presidente da CMA, Teolinda Silveira que salientou a importância da leitura afirmando que “ler é dar asas para o mundo e levar a alma a passear”.
Estamos muito orgulhosos da vossa prestação!
Muitos parabéns!!!!
Sandra Surgy


Pelo segundo ano consecutivo, dá-se lugar à Semana da Filosofia.
Esta, que terá lugar com atividades enriquecedoras e aberta a todos os que queiram participar, decorrerá de 6 a 10 de março e tem todos os ingredientes para ser um sucesso.
Coloca já na tua agenda.
Não podes faltar!
Corta-Mato Distrital
O Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio participou, no passado dia 14 de fevereiro, no Corta-Mato Distrital, que teve lugar no Parque da Paz – Almada, com duas delegações, sendo uma da Escola Secundária Daniel Sampaio (ESDS) e outra da Escola Básica de Vale Rosal (EBVR), num total de 48 alunos.
Tendo a prestação dos alunos sido a esperada, salientou-se, no entanto, o apuramento para o Corta-Mato Nacional da aluna do 12C, Sofia Martins, no escalão de Juvenis, e o segundo lugar por equipas no escalão de Iniciadas, conseguido pelas alunas da ESDS Lara Barroso do 9A, Carolina Rodrigues do 9B e Francisca Morais, Maria Rebelo, Ana Martins e Madalena Martins, todas do 8D.



O primeiro mês do MensalMat contou com 31 participações!
Vencedores: Afonso Sanguinha 8ºA, Ana Sota 12ºD, Catarina Pires 12ºG, Diogo Pinheiro 12ºG, Duarte Pereira 12ºC, Francisco Medeiros 12ºD, Gabriel Barreiros 9ºB, Gonçalo Catarino 8ºA, Gonçalo Simões 12ºC, Guilherme Figueiredo 12ºD, Inês Barral 12ºG, Inês Corte 8ºA, Joana Almeida 12ªG, João Lopes 12ºD, João Russo 8ºB, José Pedro 8ºA, Leonor Durão 8ºA, Luana Vieira 12ºD, Madalena Almeida 12ºD, Margarida Claudino 12ºC, Maria Delmar 8ºA, Maria Inês 8ºA, Maria Oliveira 8ºA, Mariana Santana 12ºD, Mariana Sobral 12ºC, Miguel Barbosa 8ºA, Pedro Costa 12ºC. Renata Casal 12ºD, Rodrigo Silva 8ºA, Ruben Honorato 8ºA e Tomás Batista 8ºA.
Exemplos de resoluções do desafio do mês de janeiro:


Com um novo mês vem um novo desafio!

Concurso Nacional de Leitura
Decorreu a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura - Fase Escola.
Já foram apurados os alunos da Escola Básica de Vale Rosal, os quais irão defrontar os vencedores das escolas de Almada, a 16 de fevereiro, na próxima fase do concurso - a Fase Municipal organizada pela Biblioteca Municipal de Almada e pela CMA.

Recursos Expressivos ilustrados








Corta-Mato
UMAR
No dia 15 de novembro as alunas da turma B do 11º ano, juntamente com a professora Carla Vaz, reuniram produtos femininos e infantis, como, malas, carteiras, maquilhagens, brinquedos, entre outros, para ajudar a ONG UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta). Estes materiais foram doados por alunos da turma, encarregados de educação e
professoras da escola.
Todos os bens coletados foram entregues a mulheres e a crianças que sofreram de violência
doméstica com o objetivo de as mimar.
As alunas do 11ºB esperam que com esta atitude, mais pessoas tenham vontade de ajudar
esta associação.
Realizou-se no passado dia 30 de novembro, o XXXII Corta-Mato Escolar da Escola Secundária Daniel Sampaio, com a participação de 130 alunos distribuídos por oito escalões. Todos os participantes demonstraram um grande espírito desportivo e de fair-play, contribuindo para uma prova muito competitiva. Os alunos participantes receberão no seu email institucional um Certificado de participação. A turma que alcançou o prémio por equipas foi a turma do 8ºD, com um total de cinquenta e oito pontos, pelo que, estão de parabéns pelo espírito de equipa e entreajuda que demonstraram antes, durante e após a prova.
Os alunos apurados irão representar o Agrupamento, no dia 14 de fevereiro de 2023, no Corta-Mato Distrital organizado pelo Desporto Escolar - Península de Setúbal, que terá lugar no Parque da Paz, em Almada


O projeto MensalMat pretende promover o pensamento lógico na área da matemática, através de desafios. Todos os meses, os desafios são publicados no jornal da escola e podes entregar a tua resolução ao teu professor de matemática, indicando o teu nome e turma.
No mês seguinte, serão publicados no jornal os vencedores e a proposta de resolução do desafio anterior.


Clube Sonhadores de Palavras
A Equipa da Biblioteca de Vale Rosal, os alunos e a professora do Clube Sonhadores de Palavras deseja a todos umas Boas Festas, na forma de poema elaborado pelos alunos!

BRILHA!
Qual milagre inesperado,
sussurrando no silêncio,
em busca da paz,
o Amor espreita pela porta
e sente a cor da alegria.
Brilha, cintila, é farol,
Para além do horizonte, é esperança, é harmonia...
Cai a noite, é ilusão, ambição, oração, mas...
o céu diz à nuvem para ter cuidado,
porque Amar é difícil.
É difícil, mas urgente.
Natal sempre rima com cor,
É urgente o Amor!
SONHADORES DE PALAVRAS
(dezembro de 2022)

Tendo este grande objetivo em linha de conta, foi solicitado a cada família que colaborasse com um bem alimentar para o nosso lanche convivo. Assim, e através da colaboração de todos, foi possível realizar e degustar um maravilhoso lanche.
Também nós presentamos as famílias com pequenas apresentações de algumas canções, numa pequena festa de Natal.
Tendo em conta o espirito solidário que se vive neste época do ano, foi ainda, solicitado a cada família que contribuísse com alguns géneros alimentares para elaboráramos cabazes que foram sorteados no final da festa de Natal.
Para além destes momentos de interação com as famílias e com a restante comunidade exterior, em contexto de sala, também, foram elaborados vários trabalhos alusivos à época natalícia.
No dia 16 de dezembro, os jardins-de-infância do Agrupamento, festejaram o Natal através de uma pequena festa/apresentação, seguida por um lanche convívio entre todos.
Deste modo e aproveitando esta época natalícia tão propicia a partilhas e festejos, envolvemos, mais uma vez, as famílias nas nossas atividades escolares, através da partilha e comunicação.


Inês Vieira
Educadora
Festa de Natal com as famílias
Poesia...
Prof. José Teixeira (EMRC)
Ontem (22 de dezembro) desloquei-me a um lar de idosos, Cova da Piedade,
com três dos nossos alunos: duas do 6ºC (V. Rosal), a Sofia e a Raquel,
o terceiro de Vale Figueira (3ºA), o Simão.
Aí havia uma festinha para os idosos e nós fomos contar adivinhas, cantar e contar histórias
das nossas. E dar abraços.
E lanchar. E também recebemos presentes.
Foi bom ir e levar a nossa forma de sentir e viver o Natal
em nosso e vosso nome.
Os desenhos, da mãe e do seu menino, feitos pelos meninos e meninas da Ana Lima, e
podem ser replicados, multiplicados, refeitos...
Cada um com os lápis e os dedos que tem.
Podemos sempre desenhar com os olhos!
Neste Natal comecei por não sentir vontade de escrever
nem fazer nada. Os Carões dos que nos roubam e
fazem a guerra com tanta
energia e vontade de esmagar e acabar com os outros,
os mais pobres e sedentos de serem gente,
parecia querer calar-me e esmagar-me também...
..... todos sentimos que podemos não passar de hoje, tal é o perigo!
(tanta fome e tantas necessidades neste mundo, mas
tantos bens atirados ao lixo)
Enfim, não podia deixar de escrever e de desenhar.
Só farei isso quando já não houver volta a dar.
A Esperança que vem da gruta de Belém (ou de certa casinha térrea
em Nazaré...) será sempre a verdadeira provocação do Natal.
E não se pode deixar de dar asas a esta ideia.
Sem poesia com alma ninguém vive nem sobrevive.
Por estes dias, Esperança, ou Deus,
é também a coragem de quem reconstrói imediatamente o que os mísseis alheios e odiosos destroem.
Feliz Natal
Boa pausa.
Continuem a andar a pé.
Zé
Natal
O Menino Jesus não concorre com reis e outros senhores
Ele nasceu sem fazer ruído na berma do caminho: pobre.
Para ele não há segurança, mala, apenas sandálias,
Nem terá uma jornada fácil uma ou duas vezes na vida.
A sua cama é onde o caminho disser uma grande liberdade.
Ao cabo do terceiro dia ele já tinha crescido o equivalente
A um bico de pisco-de-peito-ruivo. Ele não faz parte
De uma série de enganos e mentiras em que tropeçamos
Todos os dias. Se alguém precisa de conhecer a verdade
Apenas nele encontra resposta que dissipa todas as dúvidas:
«Sempre que fizestes isto a um destes mais pequeninos,
A Mim mesmo o fizestes» (Mt 25)
Ele não é um escaravelho gordo carregado de poder e bens
A atravessar o mundo, de jipe, sabe-se lá para quê:
Tirar fotografias, beber chá, colecionar extravagâncias.
Ele é leve como o ar puro e profundo como as alturas límpidas.
O efeito do seu nascimento foi uma pequena vibração de asa
Que quase não buliu com nada, mas acorda tudo.
No presépio vêm incomodá-lo palavras nada simpáticas:
Solidão, guerra, violência, preconceito, inveja, fome, soberba.
Mas muitas outras saúdam-no cheias alegria: abraço, Alzira, paz,
Sofia, amor, Simão, camisola, Raquel, água, João, justiça...
Meu querido Menino, anda passar comigo mais esta Pausa
Que atravessa de um lado ao outro toda a minha vida.
José M. Teixeira


O professor Eugénio Fonseca marcou presença na Escola Secundária Daniel Sampaio.
No dia 9 de dezembro, sexta-feira, a turma do 12ºE participou numa palestra que contou com a presença do Professor Eugénio Fonseca, ex-presidente da Cáritas Portuguesa e atual Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, no âmbito das disciplinas de Sociologia e EMRC, a convite do Professor José Manuel Teixeira.
A palestra tomou um carácter refletivo, na medida em que se abordou e
se conversou sobre a pobreza existente em Portugal. Os alunos tiveram, então, a oportunidade exclusiva de ouvir o testemunho de uma personalidade importantíssima para a luta contra a mesma.
Atualmente, o Professor Eugénio Fonseca dedica a sua vida profissional à Confederação Portuguesa do Voluntariado. O mesmo refletiu a sua energia altruísta e empatia profissional na palestra com os alunos, tendo sido uma experiência enriquecedora e excecional.
Catarina Santos, 12º E
Uma peça esplêndida
O espetáculo “Auto da Barca do Inferno”, baseado na obra homónima de Gil Vicente, em exibição no auditório Pedro Arrupe,
no Parque das
Nações, é uma
peça da compa-
nhia de teatro
Cultural Kids. O encenador é António Feio, e alguns dos atores são: Letícia Blanc (Anjo), Mariana Varela (Diabo), Ema Marlí (Brízida Vaz, Corregedor e Cavaleiro) e Andrew Santos (Companheiro do Diabo e Enforcado).
A Peça começa com duas barcas: uma que vai para o Paraíso, a do Anjo, e uma que vai para o Inferno, a do Diabo. Quando as personagens morriam, eram julgadas, justamente, pelo Anjo e pelo Diabo, e estes reviam as ações que os “arguidos” praticaram em vida e decidiam se mereciam ir para o Paraíso ou para o Inferno. Algumas das personagens julgadas foram: o Sapateiro, o Enforcado e a Alcoviteira.
O auditório onde a Peça foi representada era espaçoso, moderno e tinha uma acústica excelente, ou seja, a voz dos atores ouvia-se com clareza.

Em termos de desempenho, a nível da representação, os atores foram expressivos, falaram com clareza e encarnaram muito bem as suas personagens. O cenário estava restringido a duas “mesas”, um escadote e uma tela, que estava a transmitir o espetáculo, e deixou a desejar, pois não foi diversificado. A introdução da Peça, em vídeo, em que se explicava algumas das componentes da mesma, foi explicativa e divertida. A construção das cenas foi inteligente, pois começavam sempre por explicar a causa da morte das pessoas, situação que não está presente na Obra. Foi esclarecedor e ajudou a desenvolver as “cenas”, com qualidade. A utilização de elementos “modernos”, como músicas e expressões, conferiu à peça um carácter lúdico-didático.
Em suma, recomenda-se vivamente este espetáculo, pelos motivos positivos apresentados acima, e atribuem-se-lhe quatro estrelas e meia.
Constança Melo- 9ºB- nº8
Dia Nacional do Pijama
Uma oportunidade de partilhas e de emoções


No dia 21 de novembro, os jardins-de-infância do Agrupamento, comemoraram o Dia Nacional do Pijama. Aproveitámos este momento para promover o envolvimento das famílias em contexto escolar, através da solidariedade e interajuda social.
Tendo este grande objetivo em linha de conta, foi solicitado a cada família que colaborasse através do mealheiro da casa do pijama, que semanas antes foi enviado para casa.
No dia do pijama, as crianças trouxeram o mealheiro para a escola, bem como, vieram vestidas de pijama.
No período letivo da tarde, celebramos este dia especial com um lanche partilhado, onde cada família colaborou, enviando para a escola o que foi solicitado pelas educadoras.
Para além deste momento de interação com as famílias, em contexto de sala,
também, foram elaborados vários trabalhos alusivos ao tema.
Inês Vieira
Educadora
Dia de S. Martinho
uma oportunidade de partilhas e de emoções
No dia 11 de novembro, os jardins-de-infância do Agrupamento, comemoraram o dia de S. Martinho. Aproveitámos este momento para promover o envolvimento das famílias em contexto escolar, através da partilha e comunicação.
Tendo este grande objetivo em linha de conta, foi solicitado a cada família que colaborasse de modo que fosse possível que o assador de castanhas viesse à escola.
Assim, e através da colaboração de todos, no dia 11 de novembro o Sr. Assador veio ao JI de Marco Cabaço. Promovendo e proporcionando às crianças a vivência de certas tradições culturais.
Para além deste momento de interação com as famílias e com a restante comunidade exterior, em contexto de sala, também, foram elaborados vários trabalhos alusivos ao tema.




Inês Vieira
Educadora
Dia de S. Martinho
Na sexta-feira, comemorou-se o tradicional Dia de S. Martinho e o nosso Agrupamento juntou-se a assinalar a data.
Alunos, professores e funcionários deliciaram-se com castanhas assadas, distribuídas a quem gostava deste fruto!
Para assinalar esta data, juntaram-se os alunos da Profª Francisca que embelezaram, na Daniel Sampaio, a entrada do bloco A.


Poesia
Em exercício de leitura e escrita, os alunos do 9.º E deram "asas à imaginação"











HALLOWEEN
As escolas do Agrupamento vestiram-se a rigor nesta data.

It's Halloween in
Vale Rosal
Na passada sexta-feira, a nossa escola transformou-se numa casa assombrada. Os alunos da Escola de Vale Rosal apresentaram as suas magníficas casas, solicitadas pelas professoras de Inglês do 2º Ciclo.
Na escadaria da escola, no átrio e na Biblioteca foram expostos todas as casas: grandes, pequenas, recicladas, horripilantes e muito, muito assustadoras!
O grupo de Inglês do 2º Ciclo está muito orgulho e de cheio!
Parabéns a todos os alunos e respetivas famílias!


EL DÍA DE LOS MUERTOS
En los países de lengua española es típico celebrar el día de los muertos con alegría haciendo máscaras adornadas con flores y poniendo la comida que mas les gustaba a sus seres queridos en vida en los túmulos del cementerio.
Los cementerios están totalmente iluminados y la música brilla entre los vivos y los muertos.



Os alunos do curso profissional também se juntaram a esta iniciativa
Flash mob
No próximo dia 2 de novembro, cerca das 13:40 h, irá realizar-se um "flash mob" de Halloween, o qual começará à porta do refeitório e terminará no palco do auditório.
Os protagonistas da atividade serão os alunos de 11º e 12º anos do Curso de Técnico de Ação Educativa, sob a supervisão da professora da disciplina de expressão corporal, dramática e musical.
Estão todos convidados. Apareçam e divirtam-se!
Profª Paula Duque

Dia Mundial do Animal
Dia Mundial da Alimentação
Uma oportunidade de partilhas e de emoções
No dia 4 de outubro, os jardins-de-infância do Agrupamento, comemoraram o Dia Mundial do Animal. Aproveitámos este momento para promover o envolvimento das famílias em contexto escolar, criando momentos de partilha e comunicação.
Tendo este grande objetivo em linha de conta, foi solicitado
Na semana de 17 a 21 de outubro, os jardins-de-infância do Agrupamento, comemoraram o Dia Mundial da Alimentação. Aproveitámos este momento para promover o envolvimento das famílias e restante comunidade em contexto escolar, criando momentos de partilha e comunicação; fomentar hábitos
Diário Gráfico
Desenhos do aluno Nicolas Sales, 10ºH, Turismo





Quem disse que as aulas eram "chatas"?
No âmbito do estudo da "Mensagem", de Fernando Pessoa, os alunos do 12o.Ano do Curso de G. P. S. I. ouviram alguns temas musicais inspirados nos poemas "D. Sebastião" e "O Infante" é cantaram "O Homem do Leme"

Ano letivo 2021/2022

O DAC do 12ºA surgiu de uma ideia dos alunos, que refletia um problema por eles sentido: Estamos a acabar o 12ºano, e agora? Será que estamos prontos para a vida adulta?
Com isto em mente, pesquisaram, estabeleceram uma série de contactos, contaram com a preciosa ajuda de alguns Encarregados de Educação, convidaram outros especialistas e dinamizaram um conjunto de workshops, palestras e painéis com o intuito de verem esclarecidas as suas dúvidas e desenvolverem competências multi e transdisciplinares importantes para o futuro. Para além disso, construíram um site na Internet para que a sua experiência fosse partilhada com outros colegas e com isso ajudá-los também nesta importante transição da sua vida."
Poderá visitar o site em:
Amazing Teens
A professora da disciplina de Inglês, Profª Teresa Reis, solicitou aos alunos de 10º ano trabalhos no âmbito do tema 'Amazing Teens'.
A diversidade foi notória e pode ver-se pelos exemplos apresentados aqui!
Dia da Criança
1 de junho

Alunos da Escola Secundária, em colaboração com as dinamizadoras do Clube, contaram com a participação de mais de uma centena de alunos e crianças de escolas e jardins de infância locais.
Levar até às crianças estes jogos tradicionais, teve o intuito de chamar a atenção para o seu valor educativo e despertar nestas a necessidade de experimentar as suas forças, as suas capacidades de compreensão e execução, da sua vontade.
Este foi um momento de grande divertimento, tanto para miúdos como para graúdos!
O JIC -Jogos intemporais e construções, estreou-se no Dia da celebração Mundial da Criança.

Chama da Paz
Os participantes da semana Ubuntu (Clube Ubuntu – 12º E e os docentes Alexandra Marques, Eugénia Nunes, Marina Andrade e Natália Marques, vão no próximo dia 16 de maio, conjuntamente com a Comunidade Ubuntu, associar-se à Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Internacional Viver Juntos em Paz.
Por todo o país, as Escolas Ubuntu, de cuja comunidade o nosso Agrupamento faz parte, estão convidadas a acender e cuidar da "Chama da Paz" durante 12h e a dinamizarem diversas atividades que promovam o entendimento, a mediação, a resolução de conflitos e a inspiração para agirmos pela Paz.
Neste âmbito, o nosso agrupamento vai associar-se a este evento, dinamizando atividades e envolvendo a comunidade escolar.

O Clube Ubuntu está a dar os primeiros passos e, como tal, não tem, neste momento, elementos suficientes para acompanhar todas as restantes escolas do Agrupamento, mas não quer deixar de se juntar a esta grande comunidade e vai assinalar esta iniciativa nas escolas Daniel Sampaio (junto à sala do aluno) e EB de Vale Rosal (no átrio interior), envolvendo alunos do 1º Ciclo ao Ensino Secundário.
Convidamos a comunidade escolar, assim como pais e Encarregados de Educação a serem guardiões desta "Chama", participando nesta iniciativa.
Evitar a guerra é o trabalho dos políticos; estabelecer a paz é o trabalho da educação.
Maria Montessori
Clube UBUNTU
Projeto de Turma
Os alunos da turma A do 10.º ano, no âmbito do Projeto da Turma, têm vindo a escrever textos de diferentes géneros com a colaboração de alguns professores da turma, de modo a estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento individual da escrita.
Na disciplina de filosofia, foram realizados ensaios dos quais se publicam dois.
Na disciplina de Português, tendo em consideração ser uma turma de Ciências e Tecnologias, têm vindo a ser elaborados artigos de divulgação científica que vêm ao encontro das preferências e interesses dos alunos.
Podes consultar estes artigos no separador deste jornal - Projeto de Turma (10º A).
Professora Isabel Vinhas
Dia da Economia
29 de abril

João Duque, Professor Catedrático do ISEG – UL/Gestão – Finanças,
Autor da coluna ”Confusion de Confusiones” no Jornal Expresso,
comentador para a área económica da SIC-Notícias.
Palestra
“Economia Portuguesa, de crise em crise – constrangimentos da pandemia e da guerra e oportunidades de futuro”
Foi na passada sexta-feira, dia 29, que esteve entre nós o Prof. João Duque, professor do ISEG e comentador em vários órgãos de comunicação social. Na sua palestra perante as três turmas de economia da escola (10º, 11º e 12º anos), o professor contextualizou a economia portuguesa e apontou alguns caminhos neste cenário pós-pandemia e de crise internacional, motivada pela guerra na Ucrânia. Salientou a baixa taxa de crescimento económico, o envelhecimento da população portuguesa e o endividamento público e privado como os mais graves problemas da atualidade nacional. Referiu os desafios que vão ser os problemas energéticos e a escalada da inflação além das eventuais subidas da taxa de juro, mas também, apontou as soluções para vencer a crise: aposta na produtividade, políticas de retenção de jovens talentos e criação de “unicórnios” (empresas que criam produtos com valor de mercado) e ainda, políticas de marketing, no estrangeiro, dos nossos produtos e serviços. Uma palavra para os alunos presentes que devem apostar no aprofundamento das suas competências para enfrentarem melhor os desafios do mercado de trabalho.
Um agradecimento especial ao Professor, por mais uma vez acarinhar a nossa escola.

25 de abril
O 25 de abril na Biblioteca da EB de Vale Rosal


A biblioteca da EB Vale Rosal esteve ao rubro no 25 de Abril!
Turmas do 4º, 5º e 6º anos de escolaridade vieram ouvir falar sobre a Revolução dos Cravos e realizaram os Jogos que tínhamos preparados para os alunos. Quizz, estafetas para montar um puzzle de um cartaz de Abril e ainda completar a letra da música Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso.
No final levaram para casa um cravo para decorar e a pergunta para fazer aos mais velhos:
Onde é que estavas no 25 de Abril?
European Space Design Competition 2022
"Marta, recebi aqui uma competição da Equipa Ciência Viva, que acho que és capaz de gostar. Se ganhares, poderás ir à NASA!”.
Professora Sofia Gaspar, 2022
Foi desta forma que a Marta Vasconcelos, aluna do 12º C, recebeu o desafio. Não resistiu, concorreu e ganhou!
O prémio é uma ida à NASA, a qual se realizará no final de julho.
Parabéns à Marta!
Aguardamos, ansiosamente, notícias desta visita, mas, entretanto, fica a sua experiência neste percurso até à vitória (aqui)!


No próximo dia 21 de abril, durante a manhã, teremos na ESDS o Dia do Ensino Superior.
Este evento realiza-se após dois anos de interregno devido à situação pandémica, mas está de volta. Neste dia, as instituições de Ensino Superior apresentam os seus programas no sentido de elucidar os alunos na sua escolha futura.
https://sites.google.com/ae-danielsampaio.pt/spo/12%C2%BA-ano-e-agora?authuser=0
Teresa Alves Soares
Psicóloga
Serviço Psicologia Orientação
Inspiring Girls
A Inspiring Girls é uma organização não governamental, fundada no Reino Unido, e que está presente em mais de 26 países, incluindo Portugal.
A missão da Inspiring Girls Portugal é inspirar e elevar os sonhos e aspirações de raparigas, colocando-as em contacto com mulheres de sucesso nas mais diferentes áreas de atividade.
O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento (SPO), em parceria com a Coordenadora do Projeto Erasmus



ES Daniel Sampaio em 2º lugar na FINAL NACIONAL
DO EUROPEAN MONEY QUIZ 2022
No dia vinte e cinco de março, os alunos Diogo Favita e Daniel Araújo do 10º G de Ciências Socioeconómicas, representaram a nossa escola na FINAL NACIONAL DO EUROPEAN MONEY QUIZ 2022 – uma iniciativa de Literacia Financeira realizada pela Associação Portuguesa de Bancos em articulação com a Federação Bancária Europeia, tendo conquistado o 2º lugar.
A EMQ é uma competição europeia, jogada online que tem como principal objetivo promover a literacia financeira dos jovens entre os treze e os quinze anos e testar os seus conhecimentos em matérias como a poupança, endividamento, gestão do orçamento familiar, segurança digital, entre outras. Os alunos foram premiados com livros sobre educação financeira e cartões oferta FNAC.
Parabéns aos nossos alunos!


Paula Teixeira
(Prof. Economia)

Em novembro de 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática (DIM), que tem a finalidade de celebrar a Matemática em todo o mundo. Em 2022, este dia teve a sua terceira celebração oficial sob o tema “A Matemática Une” (“Mathematics Unites”). Também é mundialmente conhecido como o Dia do Pi.
A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium Larry Shaw. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganho cada vez mais seguidores.
A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação
