Vozes de leitura
Imagem5_edited.png
Animação no intervalo

Jornal online…
Agora? Porquê?

      O JORNAL ONLINE é uma iniciativa muito interessante, tendo em conta a situação pandémica em que estamos, que nos manteve “presos” em casa, impedindo-nos de comunicar com os nossos amigos, colegas, auxiliares e professores pessoalmente. O nosso único ponto de escape foi mesmo a internet e a tecnologia.  Hoje em dia, praticamente todos nós dependemos destas fontes. Este jornal serve para expormos as nossas ideias e tudo o  que queiramos partilhar com  a comunidade escolar. Para além disto, serve também para interagirmos, propondo desafios, jogos, passatempos, para nos unirmos e estarmos mais próximos nestes tempos que continuam difíceis.

     Sabemos que apesar de confinados, as atividades, os trabalhos, a motivação e o empenho não pararam.

        Assim, propomos-te que nos envies  os teus trabalhos, fotos, gravações, tudo o que o que andaste a fazer e consideres pertinente partilhar, para reporter_aeds@ae-danielsampaio.pt.

        Podes pedir ajuda aos teus professores e, porque não, convidar os teus pais e/ou família a participar.

           Este ano, estamos a começar, mas não vamos parar!

           Esperamos por ti!

        

   Junta-te a nós!

Adriana Botelho,

Sebastião Gonçalves

9º D 

Agradecimento

       O Repórter AEDS agradece ao aluno Rodrigo Gomes, do 9º D, pelo empenho, pela sua disponibilidade, perseverança, ideias criticas e apoio ao nível digital para que, ainda este ano, conseguisse estar online.

Obrigada Rodrigo!

Projeto de voluntariado

      Já aqui tínhamos realçado o trabalho dos alunos do 6.º G, que, no âmbito da disciplina de Cidadania em articulação com Saber+ e Português,  dinamizaram um projeto de voluntariado.

 

      Os alunos realizaram desde a pesquisa e seleção das associações, estabeleceram contactos com as mesmas, realizaram vídeos e cartazes promocionais e foram a cada sala de aula divulgar o seu projeto.

 

      A participação e envolvimento de todos nesta campanha foi um sucesso, e a turma conseguiu ajudar 6 instituições de solidariedade.

 

Amor Rafeiro

Ração, medicamentos e materiais para cão

 

Onde Há Gato Não Há Rato

Ração, areia, medicamentos e produtos para gato

 

Paróquia de Vale Figueira

Angariação de alimentos

 

Criar-t (apoio aos sem abrigo)

Roupa de adulto, mantas, agasalhos

 

Lar de crianças - SCM

Roupa de criança

   Já em período de férias, o trabalho continuou com a entrega de bens no Canil da Aroeira e na Santa Casa da Misericórdia de Almada.

   Nesta última, um agradecimento especial à animadora Marta Pinheiro pela receção prestada aos alunos!

Projeto de leitura “Conta-me Conta-me”

   Realiza-se atual e semanalmente o projeto de leitura online “Conta-me Conta-me” na escola de Vale Rosal pelas turmas B e G, no âmbito da disciplina de português.

    Este projeto foi criado no ano letivo 2019/2020 por iniciativa da professora Cristina Couto e contou com a colaboração da professora da biblioteca Sandra Surgy, com o...

Projeto interdisciplinar

Monstros da tua cabeça

   Os alunos do 7ºC e 7ºD da EB Vale Rosal aderiram a um projeto interdisciplinar entre Português (Profª Rute Silva) e Educação Visual (Prof. Mário Rui Silva) com um pintor convidado: Ivan do Nascimento.

      O projeto artístico e de escrita criativa, Monstros na tua cabeça,  fez as delícias de alunos e professores.

      Todos os envolvidos estão de PARABÉNS

     Podes ver o trabalho final clicando na imagem ao lado.

 DAC
11ºB

?

Investigação Criminal “O rei do Baile”

Somos o 11ºB e para o nosso projeto DAC do ano letivo de 2020/2021 decidimos criar uma investigação criminal. Começámos por elaborar vários textos no âmbito da disciplina de português, dos quais escolhemos um para servir de base ao nosso desafio, contando com a preciosa ajuda do professor Fernando Rebelo. Pensamos depois quais seriam as disciplinas que poderiam colaborar neste projeto, tendo decidido que seriam as de biologia, matemática e química, para além...

E a “Escola” continua… em tempo de pandemia

À conversa com… um grupo de ex-alunas de ciências socioeconómicas

Este ano, a última aula de Economia A do 11º F foi diferente!  Era tempo de “descomprimir”, mesmo com máscara!

Tínhamos connosco seis ex-alunas que se disponibilizaram para vir até à sua “antiga escola secundária” para falarem sobre o seu percurso académico, a transição do 12º ano para a faculdade, as dificuldades, os medos, o primeiro ano de faculdade em contexto Covid e, algumas delas, já... 

DAC
7º B

        Inserido no projeto “Movimento” do DAC da turma B do 7ºano, os alunos estiveram no exterior, perto do campo dos jogos para realizar atividade experimental “Velocidade de Propagação do Som no Ar”.

          Através da aplicação de telemóvel

Satélites Artificiais e o Lixo Espacial

    No passado dia vinte e um do mês de junho, no auditório da Escola Secundária Daniel Sampaio, a turma do décimo A no âmbito do DAC (Domínio de Autonomia Curricular), realizou um debate subordinado à problemática da importância dos satélites espaciais e o consequente aumento do lixo no espaço. Neste DAC participaram as disciplinas

Candidatura no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Movimento Associativo – 2020

    O Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio candidatou-se a benefícios monetários para a construção de Jogos, os quais pretendem envolver a comunidade escolar e os munícipes.

      

        Assim, as professoras Isabel Dias, Maria do Carmo Gomes e Maria Natália Marques, elaboraram e fundamentaram a proposta apresentada a candidatura, a qual foi aceite pela Câmara Municipal de Almada e cujo financiamento já se encontra disponível. Este financiamento aplicar-se-á à aquisição de material para a construção de jogos e será implementado no próximo ano letivo.

     

        O projeto JIC -Jogos Intemporais e Construções pretende funcionar em modalidade de Clube e abrirá as portas àqueles que tomem em mãos, não só a tarefa da construção dos jogos, sempre sob a supervisão das professoras, mas também a dinamização e implementação dos mesmos em espaço escolar e/ou em recintos do concelho.

Professoras

Isabel Dias

Maria do Carmo Gomes

Maria Natália Marques

Workshop

História da Matemática

Nos dias 21 e 23 de junho os alunos das turmas do 10ºB, C, D, E e G acompanhadas pelas respe-tivas docentes da disciplina de Ma-

Cidadania na aula de  Matemática

Os recentes desenvolvimentos, numa das maiores crises migratórias na história na Europa mostra-nos a urgente necessidade de ajudar todos os que estão a colocar as suas vidas em perigo a atravessar as fronteiras à procura de segurança e de melhores condições de vida, deixando muitas vezes para trás a sua família, casas e

temática,  participaram  num  Workshop sobre a História da Matemática organizado e dinamizado pelo Núcleo de Estágio de Matemática do AEDS (Escola sede).

Este workshop teve como principal objetivo...

Saber (Ser) + Cidadão

Como projeto articular de Saber + e Cidadania, os alunos do 6.º G encontram-se a desenvolver um projeto de Voluntariado na escola EB Vale Rosal.

 

Cada grupo encontra-se a angariar produtos para uma associação. As associações contactadas e que serão auxiliadas são:

 

 

Amor Rafeiro

Ração, medicamentos e materiais para cão

 

Onde há gato não há rato

Ração, medicamentos e materiais para gato

 

Paróquia de Vale Figueira

Angariação de alimentos

 

Aldeias SOS

Brinquedos, jogos e livros

 

Criart (apoio aos sem abrigo)

Roupa de adulto, mantas, agasalhos

 

Lar de crianças - SCM

Roupa de criança

 

 

A divulgação está a ser realizada pelos alunos junto dos seus pares e as angariações ficarão na entrada principal.

 

Solicitamos a vossa divulgação, promovendo o envolvimento da comunidade educativa neste projeto de voluntariado jovem.

Profª Cristina Couto

DAC
Feira das Profissões

O DAC “Feira das profissões”, coordenado pelas diretoras de turma dos alunos das turmas B e D, de 9º ano, foi desenvolvido durante o segundo semestre em regime presencial e contou com as presenças, não só de familiares interessados, mas também de elementos exteriores. 

Assim, agradecemos ao radialista José Barata, ao Engº Informático Carlos Galvão, à Bailarina e professora de dança Maria João Mirco, ao Engº de Máquinas e Diretor Técnico da Dekra Pedro Marques, 

Saber Comunicar

Os alunos do 8º A da Escola sede realizaram, em conjunto com as disciplinas de Português e Francês focando várias temáticas.

Os trabalhos encontram-se expostos, mas para veres alguns, clica 

Projeto FAPAS

    As Nações Unidas aprovaram o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, FAPAS, e nesse sentido os alunos foram desafiados a dar o seu contributo para esta celebração.

      Assim, foi desenvolvido um projeto em conjunto envolvendo

Um projeto interdisciplinar diferente!

No segundo semestre, o 7ºB realizou um projeto interdisciplinar, em Saber Comunicar, relacionado com um jogo de pergunta-resposta coordenado pelas alunas Ana Frade e Carolina Oliveira.

  A realização deste projeto foi bastante interessante, pois a ideia partiu dos alunos e permitiu o convívio entre os mesmos; além disso, foi uma atividade didática que possibilitou a saída da sala de aula.

     O projeto foi muito bem estruturado e organizado, contando com a participação de todos os alunos.

    Perante o excelente funcionamento deste projeto, os alunos do 7ºB recomendam a replicação do mesmo em outras turmas.

 

                                                                               

               Constança Melo, 7ºB

ALUNOS DO SECUNDÁRIO REALIZAM ATIVIDADE EXPERIMENTAL INOVADORA

Na passada sexta-feira, dia 21 de maio, vinte e sete alunos da turma D do décimo ano, da Escola Secundária Daniel Sampaio, situada no Concelho de Almada, realizaram uma atividade experimental com o intuito de perceber qual a influência das leveduras no fabrico do pão.

Para a realização desta tarefa, os alunos tiveram de...

 

Cidadania

Bullying

No âmbito da disciplina de Cidadania, os alunos do 6.º G promoveram uma ação de solidariedade com o João, um aluno vítima de Bullying, numa escola do Seixal.

 

A iniciativa surgiu como uma ação cívica de uma aluna que achou que devia dar algum conforto ao João após esta situação a que...


Elementos construtivos da arquitetura

ARCOS

Os alunos do 7ºA e B  estudaram, pesquisaram e aplicaram o desenho de alguns arcos, enquanto elementos construtivos da arquitetura.
A partir do traçado do arco abatido,  pesquisaram monumentos
do concelho de Almada e representaram...

Biblioteca Vale Rosal

Esta semana realiza-se a feira do livro usado onde se podem adquirir livros até 2€.

 

Estão patentes várias exposições de trabalhos de alunos, nomeadamente as ilustrações da participação no festival Read ON, as ilustrações do livros "Elmer" o reconto da história de Saramago "A maior flor do Mundo" e as ilustrações da Hora do conto da U.E.E e U.A.M.

A nossa Biblioteca é um lugar de exposições e não podiam faltar os trabalhos do 5º E e B, animais e sólidos, realizados no saber +, assim como o Erasmus project dos 9º C, D e E. 

  (...)

Sandra Surgy,

Professora bibliotecária

Multiculturalidade

IMG_20210521_090512 (1).jpg

 

    A 21 de maio comemorou-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento tendo esta data sido celebrada nas várias Escolas do nosso Agrupamento.

      Na Escola sede, esteve presente o Sr. Diretor Municipal, Mário Ávila, Recebido pela Diretora do agrupamento, profª Sara Moura, o qual assistiu às várias atividades realizadas pelos alunos na Biblioteca e no exterior.

      Nestas atividades estiveram presentes os alunos de 11º ano da Professora Vanda Rodrigues, o Grupo de Teatro, com o apoio do Prof. Carlos Amaral, o Alexandru Pavel, o Daniel Araújo , do 9º D e o Yang do 7º ano, que nos premiaram com leituras da Ucrânia, Roménia e China, na língua oficial destes países.

         O aluno Tiago Chagas, do 9º D, encerrou este evento, no interior, com uma peça de violino.

          No exterior, os alunos da Profª Paula Duque convidaram todos os presentes a dançar.

Lucinda Lourenço

Assessora da Direção

Semana da Leitura Cãofiante

vídeo

     Está a decorrer a semana da Leitura Cãofiante em todas as escolas do 1ª Ciclo do nosso agrupamento.

Esta atividade de leitura assistida por animais, (...)

Aprender Matemática não tem de ser difícil

  Aprender Matemática não tem de ser difícil, aborrecido ou sem sentido. Pode ser divertido e envolvente, pode implicar criatividade e a possibilidade de “meter a mão na massa”, expressão idiomática muito conhecida, que significa lançar-se a um trabalho, experimentar!

(...)

Aprender (1).png

Domínio de Autonomia Curricular

Tribunal.jpg

 O Repórter AEDS esteve presente na divulgação do DAC (Domínio Autónomo Curricular) do 12º F, o qual se realizou no passado dia 9 de junho.

   Nesta apresentação estiveram presentes elementos da Direção, professores, alunos e pais, tendo sido cumpridas as orientações da DGS e contou  com uma convidada,  a Dra. Isa Belo, advogada.

     

        Há demasiado tempo que andamos preocupados e a viver uma "era pandémica" que convive com o medo e a insegurança. A Escola não fugiu a este flagelo e alunos,  professores e funcionários, hoje, veem-na de forma muito diferente do "anterior habitual".

        Os alunos, balizados por regras, pela vigilância dos professores, dos funcionários ou, ainda, pelos conselhos da família, no espaço de intervalo, o qual deveria servir para expandir energias, trocar impressões, falarem simplesmente, até de banalidades próprias da sua idade, sentem-se pouco à vontade para retomar este novo "normal".

 

     Foi pensando em tudo isto que surgiu o Saudável (Mente).

 

     Queres conhecer um pouco mais e ver o que andamos a fazer pela Escola? Clica 

     Contamos contigo no próximo ano!

Profª Natália Marques

Imagem5_edited.png

Dia internacional da Matemática

 No passado dia 15 de março, os alunos do 12° B e do 12°G participaram nos workshops organizados pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática,

 

Doc1.jpg

Bambolina, Filomena Galvão

bambolina.jpg

No passado dia 22 de maio, pelas 15:30, na Casa da Cerca, Cento de Arte Contemporânea de Almada, realizou-se o lançamento do livro “Bambolina” da professora Maria Filomena Galvão.

Foram vários os convidados na nossa escola. Mas devido às restrições impostas pela pandemia o evento não foi largamente publicitado.

A Family Supper
de Kazuo Ishiguro

       Na disciplina de Inglês, a profª Ana Paiva,  "convidou" os alunos de 11º ano a lerem o conto A Family Supper de Kazuo Ishiguro ( britânico de origem nipónica, prémio nobel em 2017).

       Dado que o conto acaba em aberto, os alunos foram desafiados a dar continuidade a esta narrativa.

Eis alguns desses trabalhos!

         Days have passed since I returned to Japan and things have been going well. During the last two weeks, Kikuko and I visited downtown and spent time together and it made me remember the old days. Father also came along with us and he looks much happier now. Our relationship has also improved a lot and having dinner

Serviço de Orientação e Psicologia

      O  Programa AGE em REDE, (parceria entre a CMA, União de Freguesias de Sobreda Charneca, Santa Casa da Misericórdia de Almada,...) vai realizar uma sessão de divulgação da oferta educativa e formativa do Concelho de Almada, junto das turmas do 9º ano.

O SPO já fez, recentemente, esta divulgação junto dos alunos do 9.º ano. Contudo, atendendo a que não se realizou a Mostra de Ensino de Almada, entendemos esta divulgação como um complemento ao trabalho já realizado no âmbito da Orientação Vocacional.

     Assim,  nos dias 8 e 11 de junho as turmas A, B, C e D terão a oportunidade de ter mais um esclarecimento para a tomada de decisão no  que respeita ao seu percurso no ensino secundário.

O Serviço de Psicologia e Orientação,

Sílvia Carreira e Teresa Soares

Histórias em 77 palavras (Margarida Fonseca Santos)
Desafios de escrita

Orientações:

  • frases com o máximo de 4 palavras;

  • os acontecimentos devem iniciar no(s) ano(s) anterior(es)

 

          2006. Nasce. Chora. Faz xixi. Coitado do pai. Passa meses. É diva em casa. Mimado. Amado. Cocó. Sem ele notar, anda. Passa 1 ano. Come como

Tiago Chagas

9º D

Adoçar a boca e a alma
O Repórter abriu portas a um cantinho de culinária...aqui fica o contributo!

 

 

 

 

BOLO DE CHOCOLATE COM CANELA (sem farinha!)

 

INGREDIENTES:

6 ovos

120g açúcar amarelo

1 colher de sopa de canela

1 colher de sobremesa de

Rute Mendes

Guia-Intérprete

   Um guia-Intérprete é uma pessoa que gosta de comunicar, de falar línguas estrangeiras, de História e de viajar. Muitas vezes  confunde-se o termo guia-intérprete com guia ​....

Entrevista

    O Repórter AEDS desafiou o Sebastião Gonçalves, 9º D,  a fazer uma  entrevista a um colega que se destacasse numa modalidade extra curricular . 

     Aceite o desafio, o colega da mesma turma, Dinis Cabral, foi o escolhido. Vê o que nos traz este encontro.


       O Dinis Cabral é um aluno que, para além da escola, consegue conciliar a música, tocando um instrumento, talvez, pouco usual nesta idade.

        Se queres saber mais sobre o que falámos, vê

                 

                Bodyboard

                                  Francisco Pereira

   

    O Repórter AEDS decidiu  surpreender o nosso aluno do 9º B, Francisco Pereira, e fazer-lhe umas questões sobre a sua grande paixão. 

Repórter (Rep.): Quando é que decidiste ser bodyboarder? 

Francisco Pereira (F.P) : Experimentei o bodyboard aos 6 anos e comecei a competir aos 16. Em 2014 conquistei o meu primeiro título, campeão regional e nesse mesmo ano.....

1527463975117.jpg

ES Daniel Sampaio na VIII Edição das Olimpíadas da Economia

        A 17 de fevereiro, 36 alunos do curso de ciências socioeconómicas (11ºF e 12ºG) participaram na Fase Escolar da VIII Edição das Olimpíadas da Economia tendo realizado uma prova (formato virtual), composta por 50 questões de escolha múltipla que incidiram sobre temáticas diversas (conceitos económicos, politica económica, gestão e finanças, história e personalidades e Portugal 2030).

Dos 36 alunos participantes foram apurados

                                                       

Prós – Uma história de cortar a respiração, com atores incríveis.

Contras – Muito violento para quem não goste de terror psicológico.

Cinema

Metamorfose
silêncio.jpg

Clarice Starling é uma aluna da academia do FBI que é enviada para entrevistar o prisioneiro Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante, mas também um psicopata violento e um assassino canibal.

O Silêncio dos Inocentes

de Jonathan Demme

A Orientação Vocacional no 9º ano

   Qual é o PROJETO do seu filho?

      A Orientação Vocacional no 9º ano decorre ao longo de todo o ano letivo, tendo como objetivo, apoiar o aluno na tomada de decisão, consciente e informada, acerca do curso a seguir no Ensino Secundário. Nesse processo, pretendemos ajudar os alunos a construir um projeto pessoal de estudante, englobando as vertentes escolar, profissional e social, tendo em conta as suas necessidades, os valores, os interesses e competências, de acordo com as oportunidades escolares, formativas e profissionais.

     

 

O Serviço de Psicologia e Orientação,

Sílvia Carreira e Teresa Soares

Recensão

         "Lugar d'Avós" de Carlos Couto Amaral é uma das mais sublimes obras que podemos encontrar... E porquê sublime? Dever-se-á à força emocional que desabrocha a cada página do livro? Será a escrita de uma beleza ímpar? Ou será que esta história é simplesmente inspiradora e completamente aliciante, levando o leitor a refletir, ponderar e até sonhar, não com a vida da personagem principal, mas com a própria?

        Digamos, que são todas estas características que fazem deste romance uma obra exuberante. Pessoalmente, não sou uma grande fã de romances, mas este superou indubitavelmente todas as minhas expectativas, elevando-as ao longo da leitura. Por outro lado, as obras autobiográficas sempre me fascinaram e esta não é exceção. Construir um livro, tendo como referência ...

  João Arca    

capa_frente[5471].jpg