Academia de Líderes Ubuntu

O Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio juntou-se ao IPAV - Instituto António Padre Vieira, associando-se à Academia de Líderes Ubuntu, cujo conceito significa “EU SOU, PORQUE TU ÉS”, ou seja, “EU SÓ POSSO SER PESSOA ATRAVÉS DAS OUTRAS PESSOAS”.

        Após a formação de capacitação teórico-conceptual, decorreu a semana Ubuntu, a qual pressupõe uma imersão completa durante cinco dias.

        A Semana Ubuntu é o tempo para, em relação, cada participante conhecer-se melhor, conhecer os outros e iniciar o seu caminho na descoberta do seu sentido e propósito através de uma proposta de educação não formal.

         Deste modo, a turma do 12ºE, de 28 de março a 1 de abril, com os professores Alexandra Marques, Eugénia Nunes, Marina Andrade e Natália Marques, asseguraram as atividades que decorreram entre as 9h e as 17h, diariamente.  Professores e alunos estiveram imersos numa experiência cujo objetivo foi desenvolver nos alunos as competências de autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. 

       O envolvimento dos presentes foi enriquecedor e marcou o início do Clube Ubuntu, o qual será a forma de poder manter a dinâmica Ubuntu e alargá-la a outras turmas do Agrupamento desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário.

        Esta semana foi extremamente marcante para todos os envolvidos como comprovam alguns dos testemunhos dos alunos:

     "A aprendizagem que eu retiro é que consegues realizar os teus objetivos/sonhos independentemente das dificuldades que se tenha"
 

    "Serviu como uma ajuda e aprendizagem incrível a relacionar-me com os outros e comigo mesmo"


     "Muito obrigada pela semana INCRÍVEL, ficará para sempre no meu coração. Sei que foi uma formação crucial para o meu autoconhecimento bem como para o meu conhecimento sobre os outros e sobre o mundo que me rodeia! Vocês vão mudar o mundo, tudo de bom :)"

      "Gostei muito da experiência, consegui cumprir o meu objetivo inicial que era tornar-me uma pessoa empática que dá valor aos outros e àquilo me rodeia. E também me fez perceber que há pessoas que passam o mesmo que eu, até mesmo pessoas que não "aparentavam" ter esse certo tipo de problemas."

 

      "Adorei!! Sem dúvida das melhores experiências que já tive, só quero que todas as pessoas no mundo consigam entrar nesta experiência e de mente aberta"

 

     Depois da intensa e transformadora Semana Ubuntu que desenvolvemos de forma conjunta com o IPAV, cuja representação se fez na pessoa do Rúben Fernandes, é o momento para fazermos perdurar os impactos da Academia de Líderes Ubuntu na comunidade escolar e realizaremos, após a interrupção da Páscoa, a primeira sessão do Clube Ubuntu.

Semana Ubuntu da Empatia

      De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país associaram-se à iniciativa ‘Semana Ubuntu da Empatia’. O objetivo passou por promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.

       Durante 5 dias, a comunidade Ubuntu realizou atividades e dinâmicas que promoveram uma verdadeira revolução de empatia. O objetivo central destas atividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia e que se realizaram em escolas de todo o país, foi pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro.

            A Semana Ubuntu da Empatia foi promovida pelo Instituto Padre António Vieira – mais precisamente através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu – em parceria com a revista Forum Estudante, alinhada com o movimento internacional “Empathy Week”.

           O nosso Agrupamento participou com as turmas do 11ºB e do 11ºD, nos dias 21 e 24 com a atividade “E tu, ajudavas?” 

                                                                                                                                                                   Profª Cristina Santos