Dia da Economia
29 de abril 

João Duque, Professor Catedrático do ISEG – UL/Gestão – Finanças, 

Autor da coluna ”Confusion de Confusiones” no Jornal Expresso,

comentador para a área económica da SIC-Notícias.

Palestra

Economia Portuguesa, de crise em crise – constrangimentos da pandemia e da guerra e oportunidades de futuro

 

             Foi na passada sexta-feira, dia 29, que esteve entre nós o Prof. João Duque, professor do ISEG e comentador em vários órgãos de comunicação social. Na sua palestra perante as três turmas de economia da escola (10º, 11º e 12º anos), o professor contextualizou a economia portuguesa e apontou alguns caminhos neste cenário pós-pandemia e de crise internacional, motivada pela guerra na Ucrânia. Salientou a baixa taxa de crescimento económico, o envelhecimento da população portuguesa e o endividamento público e privado como os mais graves problemas da atualidade nacional. Referiu os desafios que vão ser os problemas energéticos e a escalada da inflação além das eventuais subidas da taxa de juro, mas também, apontou as soluções para vencer a crise: aposta na produtividade, políticas de retenção de jovens talentos e criação de “unicórnios” (empresas que criam produtos com valor de mercado) e ainda, políticas de marketing, no estrangeiro, dos nossos produtos e serviços. Uma palavra para os alunos presentes que devem apostar no aprofundamento das suas competências para enfrentarem melhor os desafios do mercado de trabalho.

Um agradecimento especial ao Professor, por mais uma vez acarinhar a nossa escola.

Sessão Informativa “ Consumers Go-Green”

 

          Esteve também presente, para uma plateia de alunos de Economia e Turismo, a engenheira do ambiente, Maria Carvalho, numa parceria com a DECOJovem.  A engenheira Maria, refletiu com os alunos os objetivos do desenvolvimento sustentável e sobre a pegada ecológica, apontando algumas ferramentas para cada um de nós, tornar o planeta mais sustentável.

          Um agradecimento também para esta ex-aluna da nossa escola que “desenhou” soluções importantes baseadas na natureza para responder à necessidade de um modelo de produção e consumo mais sustentável.

 

Prof. Luís Torgal

(Grupo de Economia)

Título 4

Dia Mundial da Poupança

 

O Banco de Portugal esteve na Daniel Sampaio – Via Zoom

   A literacia financeira faz parte do dia a dia de todos e o seu papel é fundamental para construir economias mais sustentáveis e sociedades mais informadas.

        Nesse sentido, com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Poupança, o Clube de Economia promoveu a realização de uma atividade com o tema " “No poupar é que está o ganho", dinamizada pelo Banco de Portugal.

       A atividade realizou-se na manhã do dia 19 de novembro, na Escola Secundária Daniel Sampaio, via Zoom e contou com a presença dos alunos do 10º e 12º anos do Curso de Ciências Socioeconómicas e da turma do 12º G do Curso Profissional de Turismo.

      Acompanhados pelas professoras Paula Teixeira, Vanda Rodrigues e Maria dos Anjos Rodrigues, os alunos mostraram sempre muito interesse e foram convidados a participar ativamente, sendo-lhes propostos desafios aos quais aderiram de forma voluntária e divertida.

      O balanço desta atividade foi muito positivo e esperamos no curto prazo desenvolver outras iniciativas semelhantes, nas quais seja possível a participação de um maior número de elementos da comunidade educativa.

Prof. Maria dos Anjos Rodrigues

(Grupo Disciplinar de Economia- Clube de Economia)