Em novembro de 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática (DIM), que tem a finalidade de celebrar a Matemática em todo o mundo. Em 2022, este dia teve a sua terceira celebração oficial sob o tema “A Matemática Une” (“Mathematics Unites”). Também é mundialmente conhecido como o Dia do Pi.

 

              A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium Larry Shaw. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganho cada vez mais seguidores.

 

           A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. 

 

Mas afinal, o que é o Pi?

 

            O número Pi é um número irracional e, por isso, não pode ser

escrito com um número finito de algarismos, pois é uma dízima infinita

não periódica. Representa-se pela letra grega 𝜋, e é obtido a partir da

relação entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência: π=. 

 

 

              Para comemorar esse dia, na  Escola Secundária Daniel Sampaio, realizaram-se atividades em sala de aula,  no recinto escolar (exterior da sala de aula), e outros como  concursos (do bolo do 𝜋, cartaz do 𝜋, Pi-ema), crachás com o 𝜋, marcadores de livros alusivos ao 𝜋, trabalhos ‘artísticos’, exposições, Jogos Matemáticos, 𝜋 – Humano, Mandalas Humanas, Desafio de fotos - ‘A Matemática Une’, peddypaper, apresentação de trabalhos, culminando com um almoço comemorativo partilhado entre os professores.

Também na Escola Básica de Vale Rosal realizou-se o concurso do bolo do 𝜋, a construção do 𝜋 - Humano e Máscaras alusivas ao Dia Internacional da Matemática e ao Dia do Pi.

Carmo Gomes

 (Profª Matemática) 

diadopi-1_edited.jpg