DAC

Feira das Profissões

        O DAC “Feira das profissões”, coordenado pelas diretoras de turma dos alunos das turmas B e D, de 9º ano, professoras Natália Marques e Telma Rodrigues,  foi desenvolvido durante o segundo semestre em regime presencial e contou com as presenças, não só de familiares, mas também de elementos exteriores. 

      Assim, agradecemos ao radialista José Barata, ao Engº Informático Carlos Galvão, à Bailarina e professora de dança Maria João Mirco, ao Engº de Máquinas e Diretor Técnico da Dekra Pedro Marques, ao Enfermeiro Luís Pacheco, da Unidade de Saúde do Pragal, à Drª Isa Belo, advogada , ao bancário Rodrigo Calçarão, ao agente Luís Monteiro (PSP), à estudante de Psicologia Inês Galvão, ao treinador de futebol do Clube Estoril Praia, Bruno Pinheiro, ao Guarda da GNR, Miguel Araújo, à enfermeira Célia Cabral do HGO  e à atriz Isabel Guerreiro, os quais  divulgaram, com muita recetividade por parte dos alunos, aspetos, vivências, percursos, escolhas e experiências pessoais e profissionais, levando os alunos a intervir ativamente, esclarecendo dúvidas, alguns a afirmar-se perante a sua escolha para o ensino secundário e outros a repensar a sua decisão inicial.

      Esta atividade envolveu as disciplinas de Português, História, TIC, Ciências Naturais, Física e Química e Educação Física.

      Na disciplina de Português a professora solicitou, no final deste projeto, um texto de opinião, apresentando-se aqui dois exemplos.

Professoras Natália Marques e Telma Rodrigues

 

     A Feira das Profissões decorreu no 2º semestre do ano letivo 2020/2021 para os alunos dos 9º ano, B e D, da Escola Secundária Daniel Sampaio, com o objetivo de dar a conhecer diferentes áreas profissionais e percursos escolares.

     Neste evento participaram encarregados de educação e convidados especiais. Tivemos a oportunidade de contactar com profissionais das mais variadas áreas, desde Cultura, Saúde, Engenharia, Advocacia e Comunicação, Banca e Ensino Superior.

     Esta iniciativa permitiu aos alunos conhecer profissionais experientes, a sua realidade profissional e o caminho percorrido, como cursos e estágios, entre outros.

    Para os alunos indecisos, esta variedade poderá ter aspetos positivos e negativos. Positivos porque poderá ajudar na escolha, com uma perspetiva mais prática das profissões de vários ramos. Negativos porque poderá confundir ainda mais, se as ideias transmitidas sobre a profissão não corresponderem às expectativas criadas. No entanto, será sempre uma experiência realista, que nos deixou a ideia de que, caso a nossa escolha não seja a correta, podemos sempre voltar atrás e recomeçar, ou ir para uma área diferente da que inicialmente tínhamos pensado.

   Foi, sem dúvida, uma experiência interessante e importante, a manter no futuro, onde alunos e convidados puderam interagir. Não podemos deixar de destacar a disponibilidade dos convidados, aos quais agradecemos.

    A Feira das Profissões mostrou-nos que esta etapa que está a chegar é importante, mas muitas mais irão suceder e muitas mudanças ainda poderão ocorrer. Trabalho, empenho, algum risco e determinação certamente nos farão chegar à nossa profissão e, quem sabe, daqui a alguns anos seremos convidadas desta Feira.

Ema Dinis,

Márcia Santos

9ºB

     Na minha opinião, um projeto como este é muito importante, tendo em conta o ano  de transição em que nos encontramos, o 9ºano. 

     A escolha de uma área vai ter uma grande influência no nosso futuro académico e  profissional. Desta forma, esta atividade foi uma mais-valia para nos ajudar a decidir que área  seguir e perceber as suas saídas profissionais. 

     Considerei importante terem participado profissionais de áreas completamente  diferentes. Desde a área de engenharia, rádio, desporto, segurança, saúde e teatro. Embora  tendo percursos variados, todos nos disseram que, se quisermos, podemos voltar atrás nas  nossas escolhas e que nada é definitivo. 

     Penso que este projeto foi gratificante e enriquecedor para todos nós. Este tipo de  iniciativa é uma forma de ajudar os alunos a decidir o seu futuro. Num ano tão complicado e  com tantas restrições, esta iniciativa promoveu debates valiosos, dando aos alunos a oportunidade de tirar dúvidas e assimilar o caminho a percorrer através das experiências  vividas pelos participantes.  

 

“Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião.”

William Shakespeare

Dinis Cabral

9º D