ALUNOS DO SECUNDÁRIO REALIZAM
ATIVIDADE EXPERIMENTAL INOVADORA

Na passada sexta-feira, dia 21 de maio, vinte e sete alunos da turma D do décimo ano, da Escola Secundária Daniel Sampaio, situada no Concelho de Almada, realizaram uma atividade experimental com o intuito de perceber qual a influência das leveduras no fabrico do pão.

Para a realização desta tarefa, os alunos tiveram de se organizar em pequenos grupos de forma a ocorrer uma fácil distribuição das tarefas. Esta iniciativa foi realizada no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e envolveu um planeamento prévio e discussão das etapas necessárias para a elaboração do projeto que ocorreu nas aulas anteriores da disciplina. A experiência foi orientada pelo professor Alberto Monteiro.

 

 

 

Após a realização desta experiência, os alunos puderam concluir que as leveduras (fungos presentes no fermento de padeiro, um elemento fulcral para a realização deste projeto) têm um papel importantíssimo no crescimento da massa do pão. Para além de ter um carácter científico, esta experiência também permitiu demonstrar aos alunos como confecionar pão com chouriço e desenvolver o espírito de ajuda, o companheirismo e o trabalho em equipa pois cada grupo tinha de trabalhar em prol de um objetivo comum.

 

A direção escolar apreciou a criatividade, o profissionalismo e o empenho demonstrados durante a realização desta tarefa e como tal, decidiu alargar esta iniciativa inovadora às restantes turmas do ensino secundário da escola em questão. Os professores de Físico-Química e Biologia tiveram ainda a oportunidade de provar o “resultado experimental”, aprovando-o unanimemente.

Carolina Coelho, 10ºD, nº3

Gonçalo Pinto, 10ºD, nº8

Pedro Gomes, 10ºD, nº24