Desafia-te

  No âmbito do Módulo 8, de TIAT, cuja temática é Animação Turística, os alunos do 11º H foram desafiados a fazerem uma animação para algumas turmas da escola e não podia ter corrido melhor!

      No dia 1 de fevereiro, na Escola Secundária Daniel Sampaio, alguns alunos da referida turma desafiaram os colegas do 11º e 12º anos de Turismo e Ação Educativa a participarem numa caça ao tesouro.

       Os participantes foram divididos em dois grupos, tendo cada um dos mesmos começado a atividade com 15 minutos de intervalo. Primeiramente, foi dada uma pequena explicação sobre como iria decorrer a atividade. Em resumo, os participantes tiveram acesso a um mapa que os iria ajudar a encontrar as pistas necessárias para responderem a várias questões sobre literacia financeira e turismo que constam no quizz inicialmente facultado. Os mais rápidos e os que tivessem mais respostas corretas ganhavam um pequeno prémio.

      Os alunos, de uma forma geral, empenharam-se muito, pois todos queriam ganhar. No entanto, apesar de nem todos poderem vencer, notou-se um grande fair-play e a boa disposição nunca faltou.

        Os organizadores agradeceram aos professores que permitiram que os seus alunos participassem, nomeadamente às professoras Paula Duque e Ana Catarina e ao professor Tiago Santos, que fez também a prova ao lado dos seus alunos.

Parabéns aos alunos do 11º H que conseguiram, com sucesso, “animar” a escola.

Prof. Mª dos Anjos

Alunos do Curso de Turismo visitam a exposição

“ENTRE DOIS MARES E UM RIO- ALMADA 3 MIL ANOS DE HISTÓRIA”

 

    No dia 24 de novembro de 2021, 19 alunos do Curso Profissional de Turismo (10º I e 12º G) participaram numa visita de estudo ao Museu de Almada - Casa da Cidade. Esta visita foi realizada no âmbito dos conteúdos programáticos de diferentes disciplinas (OTET, TECAT, TIAT e Geografia) e teve como principais objetivos compreender a origem e as principais etapas de desenvolvimento da cidade de Almada e o seu interesse turístico, conhecer factos e personalidades ligados a Almada, descobrir o património local e sensibilizar os alunos para o potencial turístico da região.

         

          A visita desdobrou-se em dois momentos:

  1. a visita guiada à exposição onde houve oportunidade, a partir de um conjunto de objetos e de registos, percorrer 3000 anos de história desde a fixação das primeiras comunidades até à atualidade, marcados por sucessivas culturas e tradições. Foi possível testemunhar a expansão de Almada e o seu potencial turístico através de uma maquete exposta no Museu da Cidade;

  2. o percurso a pé pela Cova da Piedade, teve como guia turístico o professor Luís Torgal e contribuiu para a descoberta do património local, histórico, religioso e turístico.

 

      Foi muito interessante perceber de que modo a posição geográfica de Almaraz, entre o Atlântico, o mar da Palha e o Rio Tejo influenciou a fixação das primeiras comunidades (século VIII a.c) e conduziu à afirmação do concelho de Almada tal como o conhecemos atualmente.

 

Daniela, 12º G, Curso Profissional de Turismo

(Professores Paula Teixeira, Filomena Diogo, Luís Torgal, Tiago Santos e Filomena Galvão)